terça-feira, 30 de agosto de 2011

O preparo do açaí nas aldeias indígenas


                                                                  


 Os açaizais são nativos em praticamente toda a faixa central da Amazônia brasileira, crescendo junto aos cursos d'água, ocorrendo desde o Maranhão (onde se chama "jussara") até o Acre.

Em palmeiras finas e em touceiras chegam a alcançar 10 metros de altura, produzem seus frutos em cachos, que amadurecem na estação seca. Há duas variedades, o açaí - Euterpe olerácea - preto e o branco.


Seu modo de preparo manual, em quantidades relativamente pequenas, tal como é feito em geral nas aldeias, requer que os pequenos frutos sejam colocados imersos em água quente para amolecer a polpa.
Algum tempo depois, os frutos são amassados com as mãos ou com o auxílio de uma garrafa: a massa misturada com água potável é, então, peneirada para a obtenção do "vinho", pronto para o consumo.


Não é necessário derrubar a palmeira para extrair os seus frutos, do açaí pode-se obter, também, um execelente palmito. Só, recentemente, o consumo do açaí vem se popularizando nos centros urbanos do Cnetro-Sul do País, onde sua polpa chega congelada, dada a distância dos locais onde é coletado.

Um comentário:

  1. Olá amigos, sou Reginaldo Stumpf de Petrópolis RJ. Tenho um pé de jussara, o qual carrega muito. Meu pai fazia um vinho deste coquinho, e, ficava bom. Todavia tenho tentado melhorar, mas, não encontro informações. Os senhores teriam alguma dica para mim??? Meu e.maile. reginaldo.stumpf@gmail.com

    ResponderExcluir