quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Exposiçoes Passadas » Nos Jardins do Museu



AMBIENTAÇÕES

As casas dizem muito sobre uma sociedade e seu modo de organização.

Formas, divisão, função do espaço interno e materiais de construção dão pistas sobre o modo de vida e a visão de mundo dos seus moradores.

Observando uma casa, podemos perceber as noções de conforto, privacidade, funcionalidade e bem estar de seus habitantes

Quando nos deparamos com casas de outros povos, percebemos como estes conceitos são relativos e nos perguntamos: será que alguém se sente confortável cozinhando de cócoras?

É possível dividir o espaço com uma família de 30 pessoas? Respostas: sim; por que não? Cada povo tem sua própria maneira de fazer coisas e se relacionar e pensar o mundo. A casa, o pátio, a roça, a aldeia, a mata, o rio são partes de uma geografia exclusiva de cada povo.

No Museu do Índio, a construção de casas indígenas tem sido um bom recurso para informar sobre a diversidade cultural e a contemporaneidade dos povos indígenas brasileiros.

Vamos mostrar um pouco sobre a JURÁ (Casa Wajãpi), a OPY (Casa de reza Mby'á Guarani), a UNÉ (Casa Kuikuro) e ainda os TRONCOS DO KUARUP (Kuikuro), construídos no Museu do Índio entre 1997 e 2002. Acesse o blog http://www.mindioescola.blogspot.com/ e participe dessa viagem.

folder SACD/MI

Nenhum comentário:

Postar um comentário