sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Indígenas e servidores tomam posse oficial no Comitê Regional do Sul da Bahia

 Representantes indígenas das etnias Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe tomaram posse de suas funções no Comitê Regional do Sul da Bahia, estrutura colegiada da Fundação Nacional do Índio, instituída por Decreto da Presidência da República. A cerimônia foi realizada no dia 1º de fevereiro, no Centro de Cultura de Porto Seguro, oficializando a participação das representações indígenas do sul e extremo sul da Bahia no processo de gestão da Coordenação Regional (CR) da Funai em Eunápolis. O comitê garante representação paritária entre indígenas e servidores, que juntos irão trabalhar na proposição e acompanhamento das políticas indigenistas na região.

Enquanto os representantes indígenas são eleitos em suas comunidades, garantidos os critérios de representação étnica, os servidores da Funai são indicados pelo o coordenador regional, que preside o Comitê. Os nomeados para o colegiado carregam consigo a responsabilidade de discutir com as comunidades as pautas sobre as

quais irão deliberar nas reuniões das plenárias. Assim, atuam na formulação das políticas públicas de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas, auxiliando a CR na elaboração de projetos efetivos, que garantam maior qualidade de vida para as populações indígenas.


http://www.funai.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário