quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A JURÁ (Casa Wajãpi)



imagem diurna/vista de frente

 
                                       imagem noturna/vista de trás
"Os Wajãpi gostam de fazer diversos tipos de casa, têm casas térreas e outras altas. Uma das extremidades é arredondada. Em geral, as casas são abertas de todos os lados.
O material que os Wajãpi usam para construir suas casas é muito variado. Tudo vem da floresta: madeira de diferentes árvores, vários tipos de folhas de palmeira, resinas, cipós. Os Wajãpi não usam pregos. Só usam cipós, amarram bem e, pronto, tudo está no lugar. Cada casa é diferente da outra(...)
A frente tem beirais grandes e, assim, pode-se trabalhar e conversar mesmo quando está chovendo muito.Há tudo o que é necessário numa casa. Para guardar utensílios e alimentos, jiraus altos e baixos.
Sobre o fogo, um moquém serve para preparar a carne e o peixe (...). A maioria das famílias tem sua casa de cozinha no pátio, onde ficam guardados os trançados para processar a mandioca e onde mães e filhas se reúnem para fazer beijús."
A casa foi construída no jardim do Museu como parte da exposição Tempo e Espaço na Amazônia: os Wajãpi, que apresentou objetos, sons, imagens e conhecimentos que integram o patrimônio cultural deste povo indígena do Amapá.


Professores Wajãpi, 2000
folder Museu do Índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário