quinta-feira, 1 de março de 2012

Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?


<><>
<> 



        Na década de 30, surgiram as primeiras ideias a respeito da criação de um programa indigenista continental. Em 1933, durante a VII Conferência Interamericana, o representante do México propôs a realização de um Congresso Indigenista Interamericano com essa finalidade.
        Por orientação da VIII Conferência Internacional Panamericana em Lima, Peru, em 1938, aconteceu, dois anos depois, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México, que propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o “Dia do Índio”. O único delegado brasileiro presente no Congresso foi o antropólogo Edgard Roquette- Pinto.
        Através do Decreto-lei 5.540, de 2 de junho de 1943, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, o Brasil adotou essa recomendação. No ano seguinte, o país começou a celebrar a data com solenidades, atividades educacionais e divulgação da cultura indígena. Foi organizada, uma Semana do Índio. Essa primeira comemoração foi confiada ao então General Cândido Mariano da Silva Rondon, presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios – CNPI e à antropóloga Heloísa Alberto Torres, diretora do Museu Nacional e membro do CNPI.  
Trecho extraído do livro “A Cena do Dia do Índio na TV”, da jornalista Cristina Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário