quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índios viram rappers para valorizar a língua e cultura guarani em MS

 

Brô MC's é formado por quatro jovens que cantam músicas na língua nativa.
Segundo a Cufa, é o único do gênero que canta em guarani.

Em busca da divulgação da língua guarani, quatro indígenas da aldeia Jaguapiru Bororó em Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, formaram um grupo de rap que tem como diferencial o uso de letras no idioma nativo. A música é utilizada como forma de expressão e, segundo especialistas, revela que a língua se mantém preservada.
Bruno Veron de 18 anos, Clemerson Batista de 19, Kelvin Peixoto de 20 anos e Charlie Peixoto de 19, batizaram o grupo de Brô MC's, criado por eles em 2009.
O historiador Antônio Brand explica que o guarani é bem preservado porque os jovens nas aldeias dessa etnia, em Mato Grosso do Sul, são alfabetizados no idioma original antes de aprenderem a falar português. Mesmo o ritmo não sendo tradicional, ajuda na valorização da cultura.
“É da maior importância o esforço para valorizar o guarani, a partir do fato de que eles juntam um ritmo não indígena com o guarani. Isso mostra que a língua é dinâmica e está viva nas aldeias do estado”, disse Brand ao G1.
Brand afirma que mais da metade da população indígena é formada por adolescentes de até 14 anos. Nesse sentido, o rap tem um papel importante por proporcionar o encontro da luta contra a violência com a valorização da cultura dos indígenas.
Forma de expressão
As letras cantadas pelos Brô MC's falam do cotidiano vivido da aldeia. Algumas têm partes cantadas em português. Veron é o líder do grupo e conta que o gosto pelo rap surgiu por meio de um programa de rádio. “Eu escutava os raps no rádio e queria fazer a diferença. Hoje nós fazemos letras que preservam nossa cultura e envolvem os indígenas com a sociedade em geral”, disse.

O rapper afirma que os jovens da aldeia têm se espelhado no grupo. Por conta disso, as lideranças indígenas perceberam que a música pode ser uma ferramenta interessante no combate à violência. “É uma responsabilidade muito grande”, conta Veron.
Sucesso
Será lançado em breve o segundo álbum da carreira dos jovens rappers. Além de terem um trabalho já lançado, os jovens já se apresentaram em diversos eventos, incluindo a posse da presidente Dilma Roussef.

O próximo disco, de acordo com o empresário dos Bro MC's, terá 97% do repertório composto por canções em guarani e contará com a participação de outros rappers brasileiros.
Grupo de rap foi formado em aldeia de Dourados, MS (Foto: Divulgação/Cufa)colar  na foto

Imagem e texto retirados do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário