quarta-feira, 25 de abril de 2012

Museu do Índio: ponto de encontro das mais diferentes culturas

Os Kamayurá do Parque Indígena do Xingu (MT) , os Guarani Kaiowá (MS) e os Fulni-ô (PE) participaram, no Museu do Índio, da programação comemorativa do Dia do Índio (19 de abril). A instituição abriu as suas portas para um encontro de diferentes etnias que apresentaram ao público variadas manifestações culturais.
Jovens indígenas, da Reserva Guarani Kaiowá de Dourados , cantaram rap para expressar a realidade social que vivenciam em sua Aldeia Bororó. Já os Kamayurá e os Fulni-ô apresentaram danças e cantos de sua comunidade.
Para Wary kamayurá, foi um verdadeiro intercâmbio cultural. O evento ajudou o seu grupo a conhecer outros parentes com culturas diferentes. “Nós moramos no mato, não temos muito contato com os brancos. Eles – os Guarani – convivem mais com os brancos. A música deles é muito linda. Fala da história deles. “
O cantor Guarani Kaiowá, Kevin Peixoto, do Grupo Brô MC’s , disse que foi muito bom encontrar seus irmãos no Museu do Índio. “A cultura deles é bem diferente da nossa: o jeito como se vestem, as suas pinturas, os seus cantos e as suas danças. Foi muito legal conhecer outros povos.”
A Semana do Índio aconteceu de 19 a 22 de abril, no Museu do Índio, e as fotos do evento estão disponíveis aqui .
Nucom/MI
24/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário