quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vida Cotidiana e Ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque - parte 2


Imagem retirada do site
http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/26969/
No extremo norte do país, no Estado do Amapá, moram os povos Karipuna, Galibi, Galibi Marworno e Palikur. Somam uma população de, aproximadamente, 5 mil indivíduos. Poliglotas, boa parte deles se comunica em vários idiomas. Além das línguas indígenas Galibi e Palikur, utilizam o patoá como língua comum, o português para comunicação com a população brasileira e o francês com os vizinhos da Guiana Francesa.
O intercâmbio histórico entre índios e não índios, no baixo Oiapoque, fez com que os quatro povos indígenas atuais da região desenvolvessem características comuns a partir de uma mesma tradição cultural. O intenso contato não apagou as especificidades de cada grupo, que mantém uma identidade própria, historicamente construída, e configurações sociais, políticas e religiosas específicas.
Habitando uma mesma região em que a savana e os campos alagados predominam, mas onde há também floresta tropical de terra firme, os povos indígenas do Oiapoque desenvolveram modos particulares de interagir com este ambiente. Segundo as narrativas indígenas, toda esta paisagem é habitada por seres humanos, animais e vegetais, e também seres "do outro mundo", que se manifestam pela intermediação dos pajés. Um mundo predominantemente aquático, cuja cosmologia privilegia os seres sobrenaturais que habitam o fundo das águas. Região que os antigos viajantes cartógrafos denominavam de "país sob as águas".
Os povos indígenas do Oiapoque são o tema desta exposição (A Presença do Invisível/MI). Pretende-se revelar suas culturas, seus saberes, suas tecnologias, sua vida ritual e cotidiana. As peças apresentadas são de fabricação recente e criação contemporânea. Foram encomendadas a artesãos especialmente para esta exposição. Também são apresentadas peças antigas do acervo etnográfico do Museu do Índio, para realçar variações e continuidades no tempo.
O mundo dos povos indígenas do Oiapoque, que não se limita ao plano visível, porque pessoas, objetos e espíritos se relacionam amplamente, é aqui apresentado em toda sua riqueza de manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário