quarta-feira, 18 de julho de 2012

Índio mora em oca?


Será que isso ainda existe? Onde moram hoje? São capazes de morar em apartamentos?

Há quinhentos e onze anos atrás, quando a nossa Terra mãe foi Invadida, alguns povos indígenas moravam em lugares diferentes: casas feitas a palha, madeira e barro. Cada Família tinha sua casa.
foto: sabrina taurepang

Em pleno seculo 21 há quem acredite que índio para ser índio tem que morar nessas respectivas moradias (ocas), e em algumas aldeias ainda há famílias que residem em neste tipo de habitação.
Todavia sabemos que o mundo gira em torno da globalização, e nós indígenas (assim como qualquer outra pessoa) somos predispostos a aderir a tais avanços tecnológicos se julgarmos necessários para facilitação de nossas vida.
A sociedade Brasileira tem mudado bastante com relação as suas moradias, muitos moram em prédios, ou em casa menores e ainda encontramos os ribeirinhos que fazem suas residências em beiras de rios. Nós povos indígenas também, muitos vivem nas suas aldeias em Casas de tijolos, coberta com telhas, ou em casas feitas com barro cobertas com palhas de buriti ou de outras palmeiras. Ainda tem índios que moram em grandes apartamentos próprios ou alugados em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.
foto: Monaliza Makuxi

Assim como cada país ou região tem sua forma típica de moradia, e procuram melhorar para conforto de sua família, assim também somos nós povos indígenas, todavia a cultura permanece viva independente da habitação ou do local em que vivemos ou estamos. O que faz o índio ser índio não é a moradia em sim, mas a tradição e rituais que se revive a cada dia, as lembranças fortes repassadas de pais para filhos seja em ocas, casas urbanas ou apartamentos, uma vez índio sempre índio.

Texto e imagens: http://www.indioeduca.org/?p=474

Nenhum comentário:

Postar um comentário