quinta-feira, 19 de julho de 2012

INDIO QUER SE CONECTAR E ENTRAR NA REDE


Por: Alex Makuxi

Oficinas de capacitação no Museu do Índio/  imagem: http://www.museudoindio.gov.br/



Começo esse texto com uma frase bastante usada aqui em Roraima na época de nossa luta pela demarcação da Raposa Serra do Sol “Eles não são mais índios: usam roupas, usam celulares, usam computadores”. Essa entre outras eram maneiras de provocar-nos e de tentar roubar nossa verdadeira identidade de Brasileiros.
Ainda é comum nos dias de hoje alguém questionar um índio sobre o seu modo de vida. Principalmente se este estiver bem vestido e andando de taxi. Mas o ponto crucial deste texto é tratar do apoderamento dos povos indígenas sobre as diversas tecnologias e dela fortalecer e revitalizar sua própria identidade, sua própria cultura.
É observável que nós povos indígenas acompanhamos o evoluir do mundo, embora não com muito exagero como outras populações. Antes usávamos o ralo para fazer a massa de mandioca, hoje usamos um motor a dísel. Antes nosso meio de transporte era a pé, ou de cavalo ou carroça; hoje alguns de nós tem carro traçado, ou fazemos o chamado frete dentro das comunidades. Antes nosso meio de comunicação era o boca-a-boca, e isso demorava dias ou até mês; hoje temos rádio, televisão, telefone e internet.
O fato de alguém se incomodar com as vestes ou seu meio de comunicação de um índio é esquecer que a população não-índia teve o mesmo processo evolutivo como podemos observar também. Em tempos de invasão não há em nenhum livro de história que existia um grande navio e sim caravelas. Não se encontra nos livros falar que Pero Vaz de Caminha passou um e-mail para o rei de portugal falando na nova Terra invadida, ou que alguém registrou a primeira missa no Brasil com uma câmera fotográfica de ultima geração.
Estar incluído nas novas tecnologias não altera em nenhum momento a identidade de nenhum povo, a identidade indígena continua viva e crescendo a cada dia. Identidade étnica não altera com sua profissão, ou com seu meio de comunicação. A identidade indígena está nos traços natos, nos ideais, na natureza está no dia a dia, está com cada um cidadão que faz parte dessa imensa família chamada indígena.


Fonte:http://www.indioeduca.org/?p=1717

Nenhum comentário:

Postar um comentário