segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Indígenas e Internet: divulgação, propagação da cultura e denuncias(Etno-jornalismo)


Por: Marina Cândido Marcos

Cinemaartes: Sobre os crimes contra direitos indígenas na internet (racismo/preconceitos/discriminação/) qual sua opinião? 

Alex Makuxi:
Então é notável esses tipos de crimes cada vez mais explícitos, exemplo disso é nos comentários que recebemos no site da rede Indios On Line, onde pessoas fazem comentários preconceituosos e racistas contra os povos Indígenas. Outro tipo de crime é uma visão colocada pelos livros didáticos nas cabeças pensantes dos alunos, uma visão equivocada de que o índio mora na floresta, ou anda nu. Isso torna a nossas estadias em cidades ridicularizadas. Uma vez que se identificamos como índios, somos taxados de bagunceiros, bêbados, e em muitos casos muitos se calam. 
Para evitar esses tipos de crimes, é preciso bem mais que o simples disk denúncia da Policia Milita, ou mesmo o de denuncia da Internet da Policia federal. Pois vejamos que o preconceito que é exposto na internet, é amadurecido nas ruas e nas redes de TV, isso torna cada vez mais difícil o combate a esse tipo de crime. Embora uma ação conjunta MPF e Polícia federal resolvessem alguns casos desse tipo, mais do outro lado existem outros casos que ficam ao relento. 

Meu trabalho está disponível em meu blog: www.alexmakuxi.blogspot.com.No Site da rede índios on line, onde atualmente faço parte da gestão www.indiosonline.net e no site do Indio Educa, que é um grupo de acadêmicos indígenas com algumas parcerias, que buscam através da internet trazer subsídios para se trabalhar a temática Indígena na escola: www.indioeduca.org 
Meu e-mail de contato pessoal é alex.makuxi@gmail.com, meu facebook :https://www.facebook.com/alex.makuxi 
Por equipe: www.cinemaartes.blogspot.com

Entrevista concedida para CinemaArtes.

http://www.indioeduca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário