terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Índio não quer apito, Índio não quer fazer fumaça – ÍNDIO EDUCA

Por: Marina Cândido Marco


Muitas vezes temos que usar as expressões populares para poder chegar na população. Leia este articulo abaixo e entenda a diferença entre ÍNDIO e INDÍGENAS.
Usar o termo “Índio” para identificar quem pertence a grupo étnico não é muito adequado, pois é um apelidoutilizado para dar nome aos nativos, gente do lugar, os naturais da terra, usando de forma generalizada, perigosa e etnocêntrica.
Se formos pesquisar o dicionário Aurélio, iremos encontrar as seguintes definições:
- “Aborígene das Américas: habitantes das terras americanas, ao chegarem os primeiros europeus, nos séculos  XV e XVI”
 - “Individuo que pertence ao grupo étnico descendentes dos aborígenes americanos”
 - “Relativo aos índios”
Notemos que essas definições generalizam as populações indígenas existentes, sem que leve em conta sua diversidade.
E se pesquisarmos o “indígena”, é definido como:
Que ou quem é originário dum país ou localidade;
Dessa forma, entendemos que usar indígena, é o mais correto, pois indígena é originário de uma localidade, de um lugar de pertencimento, ou seja, onde vivem, onde praticam sua cultura, costumes e tradições.
Percebe-se que Índio e Indígena são bem diferentes e precisamos saber usar de maneira que não deturpe a imagem do indígena. É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica particular de cada sociedade indígena, compreender sua forma tradicional de organização social, recursos naturais, uso da terra, enfim. Conhecer para respeitar!
Depois dessa explicação, então se pergunta: Então por que o Índio Educa, usa “ÍNDIO Educa” e não “Indígena Educa”?
É exatamente para tentar desconstruir essa imagem estereotipada do “índio”. Pode notar que nossa página tem ícones com desenhos de “índio” de forma bastante genérica, porém, quando pesquisar mais, ler os textos, assistir os vídeos, só mostra o contrario, mostra que existem populações indígenas de diversas etnias. A idéia de criar o “Índio Educa, partiu exatamente de penetrar no imaginário das pessoas que quando vão pesquisar, buscam a palavra “ÍNDIO” e não indígena. Portanto, desconstruir a imagem pejorativa de “Índio” é saber usar a criatividade de forma lúdica como o “ÍNDIO EDUCA” tem trabalhado.

Publicado em: 18/01/2013
http://www.indioeduca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário