terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O ÍNDIO, OS LIVROS DIDÁTICOS E O SENSO COMUM

Por: Alex Makuxi

Para muitos mal informados nós índios não vivemos mais na selva, aliás, meu povo o “makuxi” nunca vivemos na selva, pois somos de uma região de Lavrado. Outro sim, não vivemos mais “pelados”, mas não por acaso, esquecemo-nos de nossos trajes, eles estão em casa, guardado sempre a espera da hora certa. Algumas pessoas faz a ligação da palavra índio á Amazônia, e esquece que até as grandes regiões metropolitanas estão cheias de índios de diversas etnias.
Se analisarmos com calma os livros que utilizamos em sala de aula, veremos que estas ideias ainda são propagadas neles, não generalizando, pois alguns tratam a questão indígena da forma correta e respeitosa.
Não queremos ser representados por uma figura genérica e atrasada

A cultura indígena passa por processos de transformação, assim como qualquer outra cultura ocidental, mais de nenhuma forma deixamos de ser índio. O fato de usar os adornos e trajes indígenas não nos mais ou menos índios do que quando usamos calças jeans, tênis ou outra coisa da cultura ocidental. Por isso pedimos aos autores de livros, e as editoras que mostrem a verdade, pois estamos cansados ter a imagem de um único índio, de uma única cultura,
propagada para a sociedade envolvente.
É essa imagem que queremos, ser representados por imagens reais e atualizadas.



Publicado em: 12/02/2014
http://www.indioeduca.org/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário